8 peças-chave do engajamento
Ana Diamante

Blog

Cursos

8 peças-chave do engajamento

09/03/2021 - 13:47
POSTADO POR : Ana Diamante
8 peças-chave do engajamento

O atual momento de transformação do mundo requer uma detalhada revisão da estratégia de engajamento das empresas. Quais são as mudanças que ocorreram nos hábitos, valores e costumes da sociedade nesses meses de pandemia? Quais são os impactos da transformação digital nos processos operacionais das empresas? Quais são as novas competências que serão exigidas para se atuar em cada cargo? Quais são os valores que a sociedade incorporou nesse momento? Quais são as expectativas de contribuição que a sociedade demanda das empresas? Essas perguntas são apenas uma amostra de como ações de engajamento precisam ser repensadas para no “novo mundo”.

Aproveitando esse momento em que a vacinação contra Covid-19 já se iniciou e temos a expectativa de que as atividades econômicas retomem gradativamente a força, é preciso incorporar um plano de engajamento no planejamento estratégico das empresas. Destacamos abaixo oito peças-chave que devem ser contempladas nesse plano:

1. Sua atuação tem um propósito? Baseado em que ou quem?
As empresas que estabelecerem propósitos alinhados com a preocupação de desenvolver um Planeta melhor para se viver terão maior potencial de engajamento das pessoas (colaboradores e consumidores).

2. Quais são as prioridades que representam sucesso para a empresa?
Priorizar alta lucratividade para se fortalecer e ganhar mercado ou priorizar a manutenção de empregos e renda e valorizar as pessoas que fazem a empresa acontecer?

3. Todos sabem o que é esperado deles e a importância de seu trabalho?
Nesse momento de transformação digital, é comum que haja transformação nos cargos, funções e atividades de cada profissional. Novas descrições de cargos devem ser apresentadas e, principalmente, o quanto essas atividades são importantes para que seja alcançado o sucesso da equipe. Cada um entender a importância de seu papel faz com o que “sistema operacional” funcione.

4. Todos têm habilidade para entregar o que é esperado?
É preciso rever as competências exigidas em cada cargo, enxergar os pontos de desenvolvimento, elaborar um plano de capacitação e/ou desenvolvimento nas novas atividades e competências. No atual cenário transformado pela pandemia, ninguém está totalmente preparado para atuar.

5. Os resultados são planejados e avaliados?
Quais são os novos indicadores de sucesso de sua empresa? Quais são os parâmetros de sucesso que garantem o sucesso dos colaboradores? É preciso desenvolver um novo painel de controle para medir a eficiência e a eficácia das equipes.

6. As informações são ágeis para gerar aprimoramento contínuo?
Os colaboradores precisam receber informações precisas e de maneira ágil para que possam aprimorar suas habilidades, principalmente nas novas atividades e processos que foram incorporados à rotina operacional. A velocidade da informação, dando feedback ao colaborador, é uma exigência do mundo com a aceleração da transformação digital.

7. Todos estão estimulados a buscar os melhores resultados?
Desenvolva uma política de meritocracia! Nesse momento de revisão dos cargos e indicadores, vale pensar em remunerações variáveis atreladas ao sucesso na execução de novas competências que potencializam a transformação da empresa ao novo cenário e, consequentemente, maior produtividade.

8. Todos estão sempre conectados com a empresa?
É preciso estar conectado em dois sentidos: conexão emocional e conexão estratégica. A conexão emocional virá se você atuar nos pontos destacados acima, afinal você dará condições para as pessoas retomarem o sentimento de sucesso após longo período de incertezas na vida profissional. A conexão estratégica você conseguirá com o desenvolvimento de canais de comunicação que apresentem intensidade e relevância nas informações sobre a empresa e seus propósitos, potencializem o desenvolvimento de novas habilidades e melhoria de desempenho, via de mão dupla para troca de experiências entre as pessoas das mais diferentes esferas de trabalho na empresa (criando integração entre setores) e compartilhem boas práticas com reconhecimento de talentos. Afinal, a transformação digital não pode ser tratada apenas como incorporação de canais de vendas das empresas e deve avançar fortemente nas ferramentas de comunicação entre as pessoas que fazem as empresas acontecerem.

Quanto mais conectados, mais engajados!

Fonte:Mercado e Consumo
 

"Não importa de onde você saiu e onde você está, o que realmente importa é onde você quer chegar!”
CURTA E COMPARTILHE

PREMIAÇÕES

MARCOS E CONQUISTAS

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional