Por nós e para nós: 7 marcas de beleza e acessórios para negras
Ana Diamante

Blog

Negócios

Por nós e para nós: 7 marcas de beleza e acessórios para negras

13/04/2021 - 16:46
POSTADO POR : Revista CLAUDIA
Por nós e para nós: 7 marcas de beleza e acessórios para negras

Representatividade. Era isto o que faltava no mercado, que até alguns anos atrás pouco pensava no negro como consumidor. Hoje, os padrões da indústria mudaram. Os cachos, as tranças, a maquiagem para pele negra, roupas e acessórios com estampas que refletem o continente africano trouxeram de volta o fator determinante do ser preto: a ancestralidade, que vinha sendo diminuída e apagada pelos padrões eurocêntricos impostos na moda e na beleza.

Há agora uma preocupação geral da indústria com estes consumidores que representam 54% da população brasileira – de acordo com o IBGE – e movimentam R$ 1,7 trilhão por ano, de acordo com a pesquisa “A Voz e a Vez – Diversidade no Mercado de Consumo e Empreendedorismo”, realizado pelo Instituto Locomotiva em 2017. Entende-se agora a importância do consumidor se identificar com a marca, podendo se ver nas publicidades e produtos.

 

Os negros, em especial, se preocupam ainda mais com a necessidade de ser visto, representado e ter produtos que atendem a sua necessidade, que nem sempre são as mesmas do público branco e pardo, o que levou à ascensão dos afroempreendedores e do movimento Black Money [iniciativa para fazer o dinheiro circular entre empresários e consumidores negros], criando o que chamamos de produtos “de negros para negros”.

 

Confira algumas marcas de cosméticos para cabelo, maquiagem e acessórios de negros para negros:

  • Muene Cosméticos

A Muene é a linha de maquiagem pioneira no Brasil para negras e miscigenadas. A marca foi criada há mais de 30 anos pela falecida Maria do Carmo Valério que, motivada pela falta de produtos que atendessem as demandas para sua pele, abandonou a carreira de advogada para representar a si mesma e outras mulheres negras.

 

  • DaMinhaCor

A DaMinhaCor que chegou ao mercado em janeiro de 2018 tem um único propósito, mencionado por Maurício Delfino e Michele Eduardo, os fundadores da marca: “ajudar o acesso da população negra e de cabelos afro à produtos que foram pensados e concebidos por nós e para nós.”

A marca conta com diversos produtos pensados apenas para o público negro, como toucas de natação, capelo de formatura e toucas de cozinha pensados e fabricados para pessoas com cabelo e tranças afro e a linha de maquiagem Nubia.Afri, criada em 2019.

 

  • Divas Bllack

A Divas Bllack, criada pela gaúcha Rosane Terraggo em 2016, nasceu da angústia por ela e outras mulheres não se sentirem representadas pelas paletas de maquiagem existentes e da necessidade de suprir a ausência de produtos para pele negra. 

 

A marca apresenta uma coleção completíssima de makes. São pigmentos, paleta de sombras, pó translúcido, iluminador, bronzer, gloss e 6 tons de base, que recebem o nome de mulheres importantes na vida da fundadora e de grandes mulheres negras da história.

 

  • Kabelera

A Kabelera, criada pelo Caio Pereira, é uma marca que fabrica bonés e fitas para pessoas com cabelos cacheados, crespos, com tranças ou dreads. Além desses produtos, a companhia também fabrica T-shirts personalizadas.

 

  • Makeda Cosméticos

A Makeda Cosméticos é uma marca de produtos e técnicas para cabelos crespos e cacheados. Criada em 2012 por Sheila Makeda e sua sócia Shirley Leela, a linha de cosméticos é toda natural e os produtos são a cara do Brasil, pois contém óleos vegetais e essências especiais.

Alguns são específicos para tranças e dreads.

A linha é bem completa, fornecendo shampoo, condicionador, ativador de cachos, umidificador, pomada modeladora, entre outras.

 

  • Negra Rosa

A Negra Rosa, criada pela Rosangela Silva, traz a diversidade de produtos para cabelo e também maquiagens, que é o forte da marca.

Vários tons da pele negra são visualizados e atendidos pela empresa de cosméticos e são refletidos em uma linha completa de bases, corretivos, iluminadores, blushs e assim por diante. Já para o cabelo, pomadas modeladoras e ativadores de cachos para dar um up no visual são o que a marca oferece, assim como um mix de óleos para tratamento dos fios.

 

  • Soul Brio

A marca que fecha a nossa lista é a pioneira em cosméticos para cabelos com tranças e dreads. Só quem já fez uso desse estilo ou conhece alguém que aderiu, sabe os cuidados especiais que precisa ter para não danificar os cabelos.

A linha da Soul Brio é composta por shampoos removedores de resíduos, hidratantes, óleo perfumante e umidificador, que podem ser encontrados separadamente ou em kits no site da marca.

 

 

"Não importa de onde você saiu e onde você está, o que realmente importa é onde você quer chegar!”
CURTA E COMPARTILHE

PREMIAÇÕES

MARCOS E CONQUISTAS

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional