4 dicas para manter as finanças saudáveis
Ana Diamante

Blog

Negócios

4 dicas para manter as finanças saudáveis

05/07/2021 - 20:33
4 dicas para manter as finanças saudáveis

Um dos principais fundamentos e objetivos da Rede Mulher Empreendedora, primeira e maior plataforma de empreendedorismo feminino do Brasil, fundada por mim há mais de 10 anos, é criar condições para que a mulher possa gerar sua própria renda e, dessa forma, "se independizar" financeiramente, decidindo sobre sua vida e sobre suas decisões pessoais.

Sempre digo que quando você é dona de seu dinheiro, é dona também de suas decisões. Por isso, sempre acreditei também que uma mulher independente tem mais chances de sair de uma relação opressiva e violenta, ambiente crônico que geralmente ocorre dentro de sua própria casa e pelo próprio companheiro.

Infelizmente, a mulher não é apenas vítima da violência doméstica. Ela é também a principal atingida em época de crise econômica e desemprego. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), no último trimestre de 2020 as mulheres representavam menos de 45% da força ativa de trabalho. Antes da pandemia, a média superava os 50%.

Por tudo isso, temos uma preocupação especial sobre a administração das finanças pessoais e dos negócios gerenciados por mulheres.

Aproveito para deixar aqui 4 dicas de planejamento financeiro, uma pequena amostra das capacitações que fazemos pelo Brasil adentro. Vamos lá?

Dica 1
Fique de olho na sua movimentação financeira: um erro muito comum é não saber quanto se ganha e quanto se gasta. Quando isso acontece, a probabilidade de ficar se endividar é grande. Uma das soluções mais práticas é anotar tudo o que entra e tudo o que sai em um mês. Isso pode ser feito em um caderno, em uma agenda ou em uma planilha no computador. O ideal é que o processo seja simples e prático.

Dica 2
Monte um orçamento: sabendo quanto você ganha e gasta mensalmente, fica mais fácil decidir onde cortar ou onde investir. Isso vai equilibrar as suas finanças e vai limitar os gastos. Mas lembre-se de que há custos fixos e custos variáveis. Os fixos são aqueles que se repetem mês a mês, geralmente um aluguel, a prestação de um carro etc. Os custos variáveis são exatamente o oposto, determinados pelo consumo - luz, gás, alimentação.

Dica 3
Diferencie necessidade de consumo e impulso de compra: necessidade é tudo aquilo que precisamos para viver ou para manter um negócio funcionando. Então nosso orçamento deve estar voltado para esses gastos. Comprar algo que queremos, mas que não precisamos, faz parte de nossa vida e deve ser realizado dentro do possível, com responsabilidade e bom senso - e sempre que sobrar um dinheirinho, é claro!

Dica 4
Negocie suas dívidas: se endividou e não tem como pagar? Bem, isso não é o ideal, mas às vezes é inevitável. Antes de tudo, reconheça suas dívidas e não dê calote, pois isso pode comprometer sua vida pessoal e profissional. Contate seus credores, renegocie débitos e prazos. Veja o que é essencial e possível pagar e revise novamente seu orçamento para organizar os pagamentos futuros. Dívidas comprometem não apenas a saúde financeira, como também o bem estar emocional.

 

Fonte: Valor Investe

"Não importa de onde você saiu e onde você está, o que realmente importa é onde você quer chegar!”
CURTA E COMPARTILHE

PREMIAÇÕES

MARCOS E CONQUISTAS

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional