Cinco razões pelas quais as mulheres devem ter lugar no C-Level
Ana Diamante

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Cinco razões pelas quais as mulheres devem ter lugar no C-Level

17/12/2021 - 12:36
Cinco razões pelas quais as mulheres devem ter lugar no C-Level

O número de CEOs mulheres na América em 2021 é recorde, mas como o número de mulheres em cargos de liderança ainda é baixo, não é um limite difícil de ultrapassar. No momento, existem apenas 41 mulheres no comando das empresas Fortune 500, o que representa apenas 8,2% de todas as empresas Fortune 500.

De acordo com um relatório de 2020 da Development Dimensions International (DDI), mais da metade das organizações pesquisadas nem mesmo avaliou nenhuma candidata ao procurar seu próximo CEO. Empresas com mulheres no nível C geralmente têm lucros que ultrapassam aqueles liderados por homens, de acordo com uma análise da S&P Global de 2019, então por que as mulheres não estão sendo consideradas para a liderança mais de 50% do tempo?

Embora o resultado financeiro de uma empresa seja normalmente medido por sua força financeira, existem fatores significativos que impulsionam o sucesso da empresa que raramente são reconhecidos quando se atinge essas realizações. Aqui estão cinco razões pelas quais as empresas podem se beneficiar da contratação de mais mulheres para cargos executivos:

1. As mulheres conduzem a maioria das decisões de compra

De acordo com um estudo de 2020 da Nielsen, “Em 2028, as mulheres terão 75% dos gastos discricionários, tornando-as as maiores influenciadoras do mundo”. O Bureau of Labor Statistics 2021 American Time Use Study mostra que as mulheres, em média, gastaram 2,38 horas por semana em 2020 comprando bens de consumo, em comparação com os homens que gastaram 1,47 horas em média por semana.

A disparidade de gênero no nível C provavelmente está impedindo que muitas organizações alcancem seu potencial máximo, especialmente para empresas cujos produtos estão sendo comprados principalmente por mulheres.

2. As empresas com CEOs do sexo feminino costumam apresentar melhores retornos.

A análise da S&P Global mencionada anteriormente mostrou que as empresas com CEOs e CFOs do sexo feminino costumam ter mais sucesso na produção de desempenho superior do preço das ações em comparação com a média do mercado. E, nos 24 meses após a nomeação de CEOs femininas para seus cargos, suas empresas tiveram um aumento de 20% no preço das ações.

Isso mostra que não ter mulheres em posições de liderança está, na verdade, prejudicando os preços das ações da Fortune 500.

3. Muitas mulheres superam os homens nos principais traços de liderança

Um estudo da Harvard Business Review de 2019 revelou que as mulheres pontuaram mais do que os homens em 17 das 19 características consideradas desejáveis em um líder, incluindo tomar iniciativa, inspirar e motivar os outros e resiliência – todas qualidades excelentes para qualquer líder.

Gostaria de pensar que o motivo pelo qual fui capaz de reter colegas talentosos e ter relações de trabalho que duraram décadas em vários negócios, funções e setores é, pelo menos em parte, devido às minhas habilidades de gestão e liderança como mulher.

4. As empresas lideradas por mulheres costumam oferecer benefícios da cultura de trabalho que as diferenciam.

Em uma pesquisa realizada pela Harris Poll em 2018, 50% dos entrevistados disseram que preferiam trabalhar em uma empresa liderada por mulheres. Daqueles que se sentiam assim, 46% eram do sexo masculino. As razões? As empresas lideradas por mulheres são consideradas mais compassivas, voltadas para um propósito e também fornecem acesso a creches. Ter opções de creches, por sua vez, pode melhorar o equilíbrio entre vida profissional e familiar para muitos pais que trabalham e pode ser o ponto de inflexão para que muitas mulheres retornem ou abandonem o mercado de trabalho.

Nas empresas das quais tive a sorte de fazer parte, também levamos a paridade salarial a sério. Todos são remunerados de forma justa ou acima dos padrões da indústria, sem concentrar a riqueza principalmente nas posições de topo.

5. Mulheres executivas têm impacto na inovação da empresa.

Os resultados de um estudo de abril de 2021 publicado na Harvard Business Review mostraram que, quando as mulheres estão no alto escalão, as empresas se tornam mais abertas à mudança, focando mais em pesquisa e desenvolvimento maiores e menos em movimentos de risco. Os pesquisadores descobriram que, em geral, a presença de mulheres em cargos de alto escalão foi suficiente para mudar a mentalidade corporativa em favor da construção de conhecimento em vez de simplesmente comprar ou adquirir.

Como você encontra a liderança feminina que procura? Minha sugestão é olhar para aqueles que já demonstraram seu compromisso com o trabalho que você está fazendo e contratam internamente. Prepare seu próximo CEO com base no pool de talentos existente. Se essa não for uma opção viável, sempre há redes profissionais, referências boca a boca ou networking com empresas lideradas por mulheres ou conselhos de empresas. No final, acredito que vale a pena o esforço.


Fonte: Forbes

"Não importa de onde você saiu e onde você está, o que realmente importa é onde você quer chegar!”
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