10 filmes sobre mercado financeiro
Ana Diamante

Blog

Mentoria

10 filmes sobre mercado financeiro

01/03/2022 - 19:10
10 filmes sobre mercado financeiro

O mundo dos investimentos pode parecer difícil de entender. São muitos termos e jargões técnicos, muitas estratégias complexas e que podem impactar desde a economia global até o seu bolso. Uma forma leve de entender melhor esse universo é assistindo filmes sobre mercado financeiro.

Hollywood já produziu dezenas de filmes e séries que retratam o dia a dia das Bolsas de Valores e explicam crises que marcaram a economia mundial. Tem até reality show para ensinar a investir em ações. 

Afinal, o cinema sempre procura contar boas histórias, e o mercado está cheio delas. Mas vale sempre lembrar que, sozinhos, os filmes sobre mercado financeiro não dão conhecimento pra ninguém virar expert dos investimentos.

Investir é coisa séria e, se você quer entrar mais nesse mundo, vale a pena estudar bastante.

Confira abaixo dez recomendações de filmes sobre mercado financeiro para você anotar na sua lista de próximos títulos para assistir.

1. A Grande Aposta (2015)
Este é um dos filmes sobre mercado financeiro mais celebrados de Hollywood. Estrelado por nomes como Christian Bale, Brad Pitt e Ryan Gosling, A Grande Aposta é baseado em fatos reais e conta a história de pessoas que decidem apostar contra os bancos nos Estados Unidos, enxergando uma bolha especulativa que, tempos depois, criou uma crise econômica entre 2007 e 2008. 

No longa, que venceu cinco Oscars (incluindo o de melhor filme), os investidores decidem aplicar muito dinheiro ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos iria quebrar em breve, antes mesmo que a grande mídia pudesse prever tal fato. É uma ótima forma de entender uma das maiores crises da história do mercado financeiro.

2. O Lobo de Wall Street (2013)
Outro clássico filme sobre mercado financeiro,  O Lobo de Wall Street conta a história de Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, um corretor de ações da Bolsa de Valores que trabalha em Wall Street.

Após ser demitido, ele monta uma empresa que lida com papéis de baixo valor, construindo um império milionário. Muito ambicioso, ele enriquece de forma rápida e ilegal. O filme lida com o empreendedorismo, economia e excessos, além de também mostrar as armadilhas do poder e o que pode dar errado no mercado. 

3. Wall Street, Poder e Cobiça (1987)
O filme retrata uma Nova York dos anos 1980. Bud Fox (interpretado por Charlie Sheen), um jovem e ambicioso corretor de ações, começa a trabalhar para um bilionário muito reconhecido no mercado financeiro.

Conforme o sucesso e as riquezas começam a chegar sem ética ou regras, os negócios e esquemas errados passam a ser questionados e fiscalizados.

Wall Street, Poder e Cobiça venceu prêmios importantes para a indústria cinematográfica, como um Oscar e Globo de Ouro, além de se consagrar como um dos primeiros filmes a mostrar os bastidores de Wall Street. Foi também um dos responsáveis por mudar a visão do cinema do mundo dos investimentos, negócios e glamourização financeira.

4. Mercado de Capitais (2016)
Uma investidora percorre o caminho do sucesso na tentativa de alavancar seu futuro profissional em Wall Street. O longa mostra uma sequência de eventos durante uma crise econômica mundial, enquanto ela tenta abrir um IPO (Oferta Pública Inicial, ou seja, quando uma empresa começa a fazer parte da Bolsa de Valores).

O filme foi financiado por mulheres de Wall Street que compartilharam suas histórias dentro do mercado dos investimentos, das vitórias às dificuldades.

5. À Procura da Felicidade (2006)
O filme dramatiza a história real do empresário Chris Gardner, antes de transformar-se no reconhecido milionário do mercado financeiro que é hoje.

Com apenas US$ 25 no bolso e tentando sustentar o filho, Gardner consegue uma vaga de estágio não remunerado para trabalhar em uma corretora de ações. O longa acompanha a trajetória de Gardner e mostra sua persistência para superar as dificuldades.

6. Becoming Warren Buffett – Como ser Warren Buffett (2017)
Como ser Warren Buffett é um documentário biográfico que mostra a história de vida de Warren Buffett, considerado um dos maiores investidores do mundo. Também são analisadas suas escolhas e a forma como sua mente funciona, buscando mostrar às pessoas como Buffett se tornou um ícone do mercado financeiro.

7. Million Dollar Traders (2009)
O reality show da BBC Million Dollar Traders (em português, Traders com Um Milhão de Dólares) reúne participantes em um treinamento completo sobre investimentos e aplicações financeiras.

Após o estudo intensivo, as pessoas recebem um US$ 1 milhão para investir da forma que acharem melhor.

A série mostra todas as etapas e receios na hora da tomada de decisão para investir, assim como os resultados e erros de aplicações dos participantes. Interessante de acompanhar, mas sempre lembrando que é uma obra de entretenimento, e não um estudo aprofundado dos riscos do mercado.

8. Grande Demais para Quebrar (2011)
Mais um filme sobre mercado financeiro que explica a crise do subprime que atingiu os EUA e o mundo em 2008. Inspirado no livro de mesmo nome, escrito pelo jornalista Andrew Ross Sorkin, é centrado na figura do Secretário do Tesouro americano e em como o mercado tentava evitar a quebra do banco Lehman Brothers.

9. Trocando as Bolas (1983)
Um morador de rua troca de lugar com um rico executivo de investimentos como parte de uma aposta feita pelos gananciosos irmãos Duke. Agora, o ex-morador de rua, interpretado por Eddie Murphy, passa a receber aulas de grandes nomes do mercado para começar a investir em commodities.

10. BIllions (2016)
A série Billions conta a vida de Bobby Axelrod (interpretado pelo ator Damian Lewis), um gestor de investimentos bilionário que consegue altos rendimentos com informações privilegiadas e métodos contestáveis dentro do mercado financeiro. Porém, ele começa a ser investigado pelo procurador geral da república dos EUA, Charles Rhoades (Paul Giamatti).

Um dos pontos interessantes da série é a relação dos funcionários e investidores que trabalham para Axelrod com sua psiquiatra, já que todos devem passar por sessões de terapia para conseguir ter um bom discernimento na hora de investir.

Fonte: Nubank

"Não importa de onde você saiu e onde você está, o que realmente importa é onde você quer chegar!”
CURTA E COMPARTILHE

PREMIAÇÕES

MARCOS E CONQUISTAS

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional