Elas têm a força
Ana Diamante

Blog

Cursos

Elas têm a força

08/03/2021 - 14:43
POSTADO POR : Ana Diamante
Elas têm a força

Dia do Empreendedorismo Feminino celebra a contribuição das mulheres para a economia.

A empreendedora da marca de suplementos Pulse Nutrition, Tamara Borges, 35 anos, do Rio de Janeiro, almejava crescer profissionalmente e estabelecer parâmetros de gestão que trouxessem resultados sustentáveis, por meio dos princípios éticos e das boas práticas.

A empresária Tamara Borges já superou três grandes crises e afirma que ser mãe foi uma motivação a mais para empreender. Foto: arquivo pessoal

“Ainda vale comentar outros ganhos adicionais do empreendedorismo, que após a maternidade me deram motivação extra para ir por esse caminho como o desejo de flexibilidade para estar mais com a família e poder ter um estilo de vida mais saudável”, relata Tamara.

Contudo, o cenário de incertezas do Brasil é constante. Desde que começou a empreender em 2013, Tamara já enfrentou três grandes crises e também precisou lidar com os desafios oferecidos no mercado de suplementação e alimentação saudável.

“Uma delas é a variação cambial, que afeta muito o custo dos nossos produtos que em sua maioria são importados, mas mesmo os nacionais são dolarizados e têm o seu valor afetado com frequência”, comenta a empreendedora, que, apesar dos desafios, está satisfeita com os resultados obtidos pela equipe.

Se fortalecer com as quedas

Outra que também trilhou um longo caminho foi Tatiana Araújo, 36 anos, do Rio de Janeiro, que começou a atender clientes na varanda de sua casa há 20 anos, como maneira de complementar a renda enquanto se especializava em coloração de cabelos e hoje é dona da franquia de salões de beleza Hair Concep.

Para alcançar o sucesso, Tatiana precisou carregar muitas bolsas pesadas, virar a madrugada na produção de cabelos de clientes, que ficariam meses sem pagar pelo serviço, também já trabalhou de sapato rasgado para poupar gastos e comprar a casa própria, e já manteve uma rotina de trabalho de domingo a domingo, sem espaço para o lazer.
“Já tive uma equipe que me virou as costas montando um salão do meu lado, mesmo eu tendo ajudado a construir o nome delas”, comenta a empreendedora. Todavia, as dificuldades serviram para fortalecer Tatiana, que acredita na persistência como chave do sucesso para o empreendedorismo.

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, e honestidade, a diferença entre o impossível e o possível está na determinação de uma pessoa", acredita.

A empreendedora analisa que o sucesso é resultado de inúmeras quedas e derrotas. Cabe ao profissional aprender com os momentos difíceis e se fortalecer para os próximos desafios.

Desafios adicionais por ser mulher 

Ao decidir empreender, a mulher se depara com desafios tais como conciliar a jornada de trabalho com a maternidade.
“Pode ser complicado no começo, mas mulheres são resilientes e se acostumam com o tempo”, afirma a especialista em desenvolvimento humano e gestão de negócios Flávia Knop.
Outro grande obstáculo apontado pela especialista é o preconceito, já que muitos não aceitam a mulher na posição de líder. “A gestão antiga dos meios é conservadora e extremamente machista, é necessário jogo de cintura e até algum sangue frio”, descreve Flávia.
De acordo com a profissional, a mulher pode reduzir esses desafios ao desenvolver sua inteligência emocional ao máximo e elevar algumas práticas como, por exemplo, autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e gestão dos relacionamentos.

“Desenvolver esses pilares te ajudam em sua ‘proteção’ mental, seu autocuidado e o modo de tratamento e relacionamento que você precisa ter com os outros”, ensina.

 

Fonte: Leia Ja

"Não importa de onde você saiu e onde você está, o que realmente importa é onde você quer chegar!”
CURTA E COMPARTILHE

PREMIAÇÕES

MARCOS E CONQUISTAS

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional