5 passos para desenvolver a liderança no trabalho
Ana Diamante

Blog

Mentoria

5 passos para desenvolver a liderança no trabalho

01/03/2023 - 18:26
5 passos para desenvolver a liderança no trabalho

A liderança no trabalho é algo imprescindível para aqueles colaboradores que almejam crescer dentro da empresa, conquistando cargos de gerência, supervisão e até mesmo nas diretorias-executivas.

Ser ambicioso com a carreira não faz mal algum. Ao definir objetivos profissionais, é importante desenvolver um bom plano e seguir os passos com coragem.

Mesmo antes de assumir posições como líder, é importante mostrar aos superiores que você tem características importantes, que contribuiriam para o bom desempenho da equipe e sucesso da organização. Saiba mais.

Liderança no trabalho: cinco passos para desenvolvê-la

Algumas pessoas são líderes natos. Não importa onde estejam, acabam coordenando tudo com destreza. Outras, ainda não se descobriram como líderes, mas isso não quer dizer que não podem evoluir essa característica dentro de si. Confira, a partir de agora, cinco passos para desenvolver a liderança no trabalho e ter sucesso na carreira profissional.

1. Autoconhecimento profissional
Tudo começa pelo autoconhecimento. Busque explorar seus pontos fortes e fracos como pessoa e profissional. Conheça suas habilidades, potencializando as que você já tem e buscando conhecimento naquilo que você acha que falta. Entender aquilo que você gosta dentro do mercado do trabalho é imprescindível. Quando se faz aquilo que ama, é muito mais fácil crescer e se destacar.  

Tudo isso pode ser feito com autorreflexão ou com ajuda de um profissional, como um psicólogo, por exemplo. Ele pode auxiliar e acelerar esse processo.

2. Tenha um plano e desenvolva seus objetivos  
Após praticar o autoconhecimento, coloque em prática a sua análise e trace seus objetivos e como você irá alcançá-los. Colocar no papel pode, muitas vezes, ajudar a tornar mais claro o processo.

3. Comunicação assertiva
A comunicação assertiva é outro ponto essencial para o desenvolvimento da liderança no trabalho. Primeiro, porque se você não souber se comunicar com seus colegas, clientes e fornecedores, isso terá impacto diretamente na sua função e qualidade de trabalho que está entregando para a empresa.

Em segundo lugar, a comunicação impacta na sua carreira, porque é um dos itens fundamentais para posições de liderança. Quando os superiores enxergam que não existe habilidade de comunicação em um profissional, apesar de ele ter outras habilidades e competências técnicas de peso, não confiarão em colocar essa pessoa em posições mais importantes.

4. Empatia e colaboração
Em qualquer posição, a empatia e colaboração são fundamentais. Nada se faz sozinho em uma empresa. Em algumas vezes, o colega precisa de ajuda e em outras é você quem vai precisar. Por isso, é importante sempre ter uma postura colaborativa no ambiente de trabalho.

Além disso, hoje, um líder não é mais aquele que manda e a equipe obedece, mas uma pessoa disposta a ouvir e cooperar com os colaboradores, buscando integração e harmonia no seu time para obtenção dos melhores resultados. Por isso, desenvolva a liderança colaborativa dentro de você.

5. Invista na aprendizagem contínua
Um bom líder é aquele que sempre busca crescimento, tanto em habilidades comportamentais, como habilidades técnicas. Por isso, para desenvolver sua liderança no trabalho, sempre invista em cursos, participe de eventos e troca de ideias com pessoas que irão acrescentar na sua carreira profissional.

Ao ver que você é o melhor no que faz, seus superiores não irão querer te perder para o mercado e as chances de promoções aumentam.

Fonte: Seu crédito digital

"Não importa de onde você saiu e onde você está, o que realmente importa é onde você quer chegar!”
CURTA E COMPARTILHE

PREMIAÇÕES

MARCOS E CONQUISTAS

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional