5 dicas para organizar suas finanças em 2022
Ana Diamante

Blog

Finanças

5 dicas para organizar suas finanças em 2022

02/02/2022 - 20:34
5 dicas para organizar suas finanças em 2022

Praticamente a maior parte das coisas não mudam, então por que iniciamos o ano com dificuldades financeiras?

Controle: proposta de orçamento pessoal
O primeiro passo para organizar as finanças é levantar as possíveis receitas e despesas que você terá nos próximos períodos, identificando todas as entradas de dinheiro (remuneração, benefícios, extras etc.) bem como as saídas (aluguel, financiamento do imóvel/veículo, combustível, mercado, saúde, energia elétrica, água, gás, internet e telefone, entre outros gastos que incorrerão, assim como os valores já parcelados no cartão de crédito). Caso você tenha dificuldade para avaliar os gastos em cada grupo, a sugestão é realizar uma retrospectiva dos meses anteriores para apurar quanto em média foi gasto, e assim você saberá mais ou menos quanto gastará em cada grupo.

Tenha metas de gastos: Para onde vou?
Quando estiver elaborando seu orçamento, comece pelo levantamento das receitas, para saber quanto exatamente você dispõe para gastar. Em seguida, tendo elencado as possíveis despesas, analise o que você deve pagar primeiro e de que forma. O IPTU, por exemplo, é possível ser parcelado, deste modo você pode minimizar a saída de recurso e aproveitar para honrar outros gastos em dia. O seu orçamento será sua meta, e você não deve gastar além do que está nele, senão você terá problemas.

Gastos sem planejamento: vontades ou vilões?
É comum ver propagandas de promoções diversas, as mais atrativas para convencer o consumidor de comprar aquilo. Mas se não estiver no seu planejamento, será mesmo que você deve comprar? Certamente não. A partir de agora, antes de consumir você colocará no seu orçamento para avaliar se será possível honrar com novas contas. Até mesmo aquela vontade de fazer um churrasco fim de semana, entre amigos, deve ser pensada com cautela. A dica aqui é separar um valor para saciar estas vontades, mas tudo dentro do controle mensal, para que aquele momento de alegria não se torne uma dor de cabeça quando a fatura chega.

Mudar hábitos de consumo
É essencial adaptar os gastos à realidade financeira da família. Se você identificar que o valor das saídas é superior ao das entradas, significa que ajustes devem ser realizados. A primeira coisa a fazer é verificar que grupo de despesas você consegue reduzir. Por exemplo: reduzir a conta de água com menos tempo no banho ou varrendo o quintal ao invés de usar água da mangueira; com os gastos de supermercado o ideal é a pesquisa de preço, para aproveitar promoções, e não comprar em excesso, afinal estamos tentando reduzir gasto; negocie o pagamento pedindo descontos, parcele se possível, hoje em dia há bancos e carteiras digitais que oferecem desconto em antecipação de parcelas e/ou cashback nas compras. Uma outra alternativa é desfazer de dívidas ociosas, como aquela academia que você paga e não vai (mas continue se exercitando ao ar livre, saúde física também é importante), aquela assinatura de streaming que você mal acessa devido tempo escasso.

Não consigo reduzir gastos, tenho outra solução?
Sim! Caso você não possa reduzir as saídas, que tal aumentar as entradas? Nesta hora podemos identificar bens parados em casa, como bicicleta, eletrodomésticos ou roupas que você tem e não usa mais e que ao ser vendido, podem renda para honrar essas despesas de começo de ano. Outra sugestão para quem usa carro para ir ao trabalho, é de oferecer carona a conhecidos, pedindo uma contribuição. Para aqueles que tem dons culinários, porque não fazer lanches e/ou sobremesas para vender e conseguir um dinheiro extra?

Com organização você dificilmente será surpreendido, mas é importante adaptar sua realidade financeira aos gastos da família. Com as metas estipuladas dentro dos padrões, você em pouco tempo poderá começar a planejar seus investimentos, mas isso é papo para outro momento.

Fonte: Uninter

"Não importa de onde você saiu e onde você está, o que realmente importa é onde você quer chegar!”
CURTA E COMPARTILHE

PREMIAÇÕES

MARCOS E CONQUISTAS

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Internacional